Imagem do Canal Meteoro Brasil

Tudo o que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota

Última atualização: 23/01/2021

O Meteoro Brasil é um canal do youtube sobre cultura pop, ciência e filosofia. Além da produção diária no estilo de um canal de notícias, eles também criam vídeos com associações criativas. Como exemplos, há o que relaciona Mario Bros a Paulo Freire, ou Mafalda, Charlie Brown e Umberto Eco. O Meteoro está longe de ser um canal de ‘finais explicados’; o objetivo deles é mais instigar dúvidas que oferecer respostas. Foi com esse espírito que eles escreveram Tudo o que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota, que abre com a seguinte citação: “Se você é capaz de tirar de uma obra dúvidas que confrontem sua visão de mundo, este livro é para você”.

foto do primeiro livro do Meteoro Brasil

O primeiro livro do Meteoro combate as certezas de um outro livro, cujo autor não é nomeado por eles, e também não o será por mim neste texto. Basta dizer que se trata de um senhor que xinga bastante e acredita que a Pepsi utiliza um tipo diferente de adoçante: células de fetos abortados (sim, você leu isso mesmo). Assim, o livro do Meteoro se pauta pela negação das teorias de conspiração.

Mas não deixe que essa definição te engane: apesar de ser um livro para apontar mentiras, há nele muitas verdades e, mais importante que isso, muitas dúvidas.

Na dúvida, guerra à certeza

Tudo o que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota reconhece, em seu prefácio, um fato que é tão triste quanto verdadeiro. “Todas as teorias conspiratórias, por mais mentiras que possam conter, são invariavelmente irrefutáveis – justamente porque são questões de crença e não argumentação ancoradas na realidade”. O livro se inicia com uma derrota ideológica, reproduzida ao longo dos capítulos, e mais uma vez no final. Não há pretensão alguma de convencer aqueles que já estão convencidos. Certezas, quando se enraizam, são difíceis de remover, e o Meteoro compreende e aceita esse fato.

Mas, para nossa sorte, não é tão fácil enraizar certezas. O capítulo sobre o método científico, por exemplo, nos ensina que um dos objetivos da ciência é justamente não permitir que certezas se fixem. Porque a ciência, ao contrário da fé, não só erra como precisa reconhecer a sua falibilidade – esse é o único caminho possível para a evolução. Revisões não são prova de que o método científico não funciona. Na verdade, elas provam o exato oposto; o método que surgiu com Aristóteles funciona justamente porque não se pretende absoluto. E, como Tudo o que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota demonstra, o método científico não foi o único que teve sua reputação desgastada pelas teorias conspiratórias.

Recuperando reputações

Tudo o que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota traz vários capítulos que redimem figuras injustamente rechaçadas. O capítulo 8, por exemplo, se chama “Obama não é um agente da KGB”, e detalha os esforços empreendidos pelo ex-presidente estadunidense para, primeiro, provar que nasceu nos Estados Unidos e, depois, que não é um agente infiltrado. De forma similar, o capítulo seguinte prova que “Martin Luther King Jr. não era anticomunista”, e o capítulo 11, que “Freud não defende o incesto”.

Aliás, não se trata somente de reabilitar a personalidade dos ofendidos, mas de proteger os seus legados. A mentira de que Freud defendia o incesto, por exemplo, serviu para interferir nas plataformas políticas das eleições de 2018. Por mais que as difamações pareçam absurdas, elas se tornaram relevantes pela capacidade de aderência que as teorias da conspiração têm. Nesse ponto, você pode estar se perguntando: se eu já não acredito em nada disso, de que me servirá ler esse livro? Bom, ainda que você já conheça os fatos, esse livro te trará algo precioso, que o outro livro, escrito pelo senhor que xinga muito, não traz.

Semeando informações

Tudo o que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota está repleto de fatos. Você pode conhecer a segurança das vacinas, mas talvez não conheça a história da Revolta da Vacina, em 1904. Você pode saber que a escravidão existiu (é, há quem a negue), mas talvez desconheça a história do Castelo de São Jorge da Mina. E você pode até desconfiar que a Lei Rouanet não é uma mamata, mas talvez não saiba como ela funciona, ou a que se destina. Assim, ainda que você já conheça os fatos provados no livro, ele te dará muitas informações adicionais. E informações são coisa preciosas porque, ainda que você não acredite em teorias conspiratórias, vivemos em um mundo no qual… Muita gente acredita.

Foto do Canal Meteoro

Por mais que muitas dessas teorias da conspiração pareçam mais merecedoras de risos que de atenção, é importante levá-las a sério. No prefácio, o Meteoro Brasil registra que o idiota, em Atenas, era aquele que se isolava da vida pública, que se recusava à civilização e ia viver sozinho. Em contraponto, hoje, o idiota não só é aquele que continua na civilização, como busca adquirir poder de mudança dentro dela. Poder de ditar regras, de influenciar pessoas, de escrever um livro em que diz que a ciência “bestifica a humanidade”. O livro do Meteoro Brasil nos mostra quais são as teorias da conspiração que circulam hoje em dia, e quais fatos podem combatê-las. Ainda que você não acredite nelas, essas lições são importantes. Infelizmente.


Ficha Técnica
Tudo o que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota – Brasil
Autor: Meteoro Brasil
Gênero: Não ficção, Filosofia, Política e governo
Primeira publicação: 2019
Edição brasileira: Editora Planeta
Número de páginas: 287
Idioma: Português
ISBN: 978-85-422-1775-9

Publicado Por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *