Stephen King: O medo é seu melhor companheiro
Última atualização: 25/02/2021
Com início nesta quinta-feira (25), a Mostra “Stephen King: O medo é seu melhor companheiro” faz uma retrospectiva da obra do autor. O evento acontece presencialmente, no Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte, e online, na plataforma de streaming Darkflix.
O evento teve edições bem sucedidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, contando com a adesão de mais de 11 mil espectadores. Segundo o curador Breno Lira Gomes, a mostra “pretende desvendar o fascínio exercido por esse escritor, que teve mais de 350 milhões de livros vendidos e conquistou os principais diretores de Hollywood”.
São 52 obras baseadas na obra de King. Selecionamos cinco desses títulos para você assistir, no CCBB ou em casa.
1. Kingdom Hospital, de Craig R. Baxley (2004)
Esta série de 13 episódios se passa em um hospital fictício em Lewiston, Maine, construído no local em que funcionava uma fábrica de uniformes. A fábrica, assim como outros locais dos textos de Stephen King, foi palco de uma tragédia: um incêndio que matou crianças que trabalhavam em condições precárias. Alguns anos depois, o primeiro Kingdom também pegou fogo. Nele, um cirurgião realizava experimentos macabros em seus pacientes.
Dessa maneira, em um grande espaço assombrado pelo passado, com fantasmas e estranhas catástrofes naturais, o mestre do terror imprime seu estilo de pregar sustos e estreia como produtor de uma série de TV. Kingdom Hospital é uma adaptação de The Kingdom, do dinamarquês Lars Von Trier.
2. O Iluminado, de Mick Garris (1997)
O diretor Mick Garris é um dos nomes que mais adaptou livros de Stephen King para o cinema. Em seu currículo encontramos os filmes Sonâmbulos, Montado na Bala e Saco de Ossos.
LEIA TAMBÉM: ‘O ILUMINADO’ E O PROBLEMA DA ADAPTAÇÃO
A minissérie O Iluminado foi encomendada como uma resposta bem atrevida ao filme de Stanley Kubrick, que King dizia abertamente não gostar. Dessa forma, o autor selecionou equipe e elenco, além de manter o roteiro mais perto do texto original. Apesar de ser fiel ao livro, o resultado comprova como adaptar uma obra à risca pode ser um grande problema. Ainda assim, merece a sua atenção.
3. Eclipse total, de Taylor Hackford (1995)
Neste drama com Kathy Bates e Jennifer Jason Leigh, uma acusação de assassinato trás à tona crimes e problemas de relacionamento entre mãe e filha. Sem dúvida, esse é um dos melhores filmes já feitos a partir de um livro de Stephen.
As cenas de suspense mantêm o clima de ambiguidade e ansiedade, da mesma forma que a relação entre mãe e filha é frágil, graças ao distanciamento e ao passado. Os flashbacks que contam, do ponto de vista de Dolores Claiborn (Bates), o que não foi dito entre as duas, mas que ainda assim levou a família ao rompimento.
4. O diário de Ellen Rimbauer, de Craig R. Baxley (2003)
No início do século XX, a jovem Ellen Rimbauer ganhou de presente de seu marido a mansão Rose Red. Porém, o que ela não sabe é que aquela casa pode estar assombrada por pessoas desaparecidas, diretamente ligadas aos desejos ocultos de seu marido.
Uma vez que o filme se inspira no livro O diário de Ellen Rimbauer: Minha vida em Rose Red, de Ridley Pearson, ele é, portanto, um prelúdio de Rose Red, de aqui produtor Stephen King. Assim como em O Iluminado ou Cemitário Maldito, nos deparamos com uma história que constrói seu horror em locais mal assombrados, diretamente ligados a massacres de povos indígenas.
5. A tempestade do século, de Craig R. Baxley (1999)
Uma ilha, distante do continente, ficará isolada devido a uma tempestade de neve. Um forasteiro chega à cidade e dissemina o pânico entre os moradores com seu conhecimento sobre todos que ali habitam e a repetição da frase “Dê-me o que eu quero e eu irei embora”.
O ator canadense Colm Feore entrega um dos personagens mais assustadores dos filmes de Stephen King. Abordando questões morais e religiosas, A tempestade do século é um filme sobre pecados e julgamentos divinos.
Para assistir a tudo da Mostra Stephen King
“Stephen King: O medo é seu melhor companheiro” acontecerá entre 25 de fevereiro e 22 de março, com ingressos para as sessões ao vivo já à venda no site Eventim. Você também pode acompanhar a mostra por streaming: basta acessar o site da Darkflix ou baixar o aplicativo, disponível para iOS e Android.
1 comentário em “Stephen King: O medo é seu melhor companheiro”