5 filmes de terror para maratonar no Halloween
Última atualização: 31/10/2021
Vampiros, lobisomens, homem do saco, assassinos slashers e coronavirus são alguns dos monstros que assombram a vida. Seja ela real ou imaginária, tais assombros são bons motivos para quem quer maratonar filmes de terror no Halloween. Dessa maneira, deixo aqui cinco sugestões de filmes essenciais para assistir nesse Dia das Bruxas.
Monstros, por Tod Browning (1932)
Este talvez seja um dos filmes mais criticados do cinema, afinal usa indiscriminadamente de pessoas com deficiência para representar monstros.
Entretanto, o que encontramos em cena são pessoas interpretando o eterno dilema da traição que destrói os casamentos. Além de todo o dilema entre o triângulo amoroso da bailarina, seu marido com nanismo e seu amante gigante, as pessoas que convivem naquela comunidade como qualquer um, são vistas como normais. O filme consegue mostrar que as ideias de normalidade e aberração são conceitos feitos para excluir e não para retratar a realidade, vivida por pessoas com ou sem deficiência.
It’s Alive!, por Larry Buchanan (1969)
Este clássico do terror e da ficção científica não pode ser chamado de um dos melhores filmes feitos, mas é, sem dúvidas, um dos mais engraçados.
Tentando emular o visual do Monstro da Lagoa Negra, a criatura de It’s Alive! mais se assemelha a uma fantasia barata e desconjuntada. Mas o resultado do filme é uma aventura de sobrevivência aos três cativos, que tentam fugir do monstro pré-histórico. Uma pérola do cinema B.
Ganja & Hess: A Noite do Vampiro, por Bill Gunn (1973)
O movimento Blaxploitation é marcado por muitos filmes policiais e de ação. Entretanto, na época alguns filmes de terror foram realizados, e um deles é esse drama filosófico sobre vampiros. O casal formado por Marlene Clark e Duane Jones, inegavelmente, é um dos mais bonitos de gênero.
Sobre a história, além do envolvimento amoroso entre o par, encontramos na subtrama questionamentos políticos e filosóficos sobre corpos negros, sua existência, medos e violências sofridas.
A Mosca, por David Cronenberg (1986)
Baseado no conto The Fly, de George Langelaan (1957), este filme possui uma das melhores – e mais asquerosas – maquiagens do cinema de terror e ficção científica. Jeff Goldblum é Seth Brundle, um cientista excêntrico que desenvolve uma experiência de teletransporte. Entretanto, sua experiência falha e o homem se transforma em um híbrido humano-mosca.
Se você busca um pouco de nojo e ânsia de vômito, as sequências em que a pele de Jeff descola são perfeitas.
Lenda Urbana, por Jamie Blanks (1998)
Os anos 90 são lembrados pelo sucesso de Pânico, de Wes Craven, bem como pelo seu semelhante Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado, que recentemente ganhou um reboot/sequência em forma de série. Porém, um dos filmes slasher feito na época, que costuma ficar esquecido, é Lenda Urbana.
Não há nada de novo nele, afinal, o mote ainda é o de amontoar jovens sensuais fugindo de um assassino sanguinário. Entretanto, a indicação vale a pena tanto para quem quer fugir dos dois filmes mais lembrados, como para quem quer lembra da sensação de ir à locadora procurar o mais novo filme de terror ambientado em uma universidade e se deparar com este.
1 comentário em “5 filmes de terror para maratonar no Halloween”