57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro | 57FBCB 2024
Última atualização: 03/12/2024
No dia 30 de dezembro de 2024 teve início mais uma edição do Festival de Brasília
O primeiro dia do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi marcado por uma noite de celebração e homenagens. Zezé Motta, ícone do cinema nacional, foi a grande estrela da noite, recebendo o Troféu Candango por sua carreira. Ao subir ao palco a atriz disse que em princípio, ao ser homenageada, surgiam dúvidas sobre merecer, ou não, aquela premiação. Mas agora, segundo Motta, ela tem certeza de merecer. Ao agradecer, Zezé
A cerimônia também celebrou a vida e a obra de outros dois grandes nomes do cinema brasileiro, como Vladimir Carvalho (O País de São Saruê, 1971) e Mallú Moraes (Círculo de Fogo, 1990), ambos falecidos neste ano de 2024. O troféu em homenagem a Vladimir, pela Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV), foi entregue a sua viúva, e as flores, entregues pelo Festival, para o cineasta Bruno Torres, filho de Mallú. Os familiares dos homenageados não esconderam suas emoções, o que tornou a cerimônia de abertura mais comovente. Além disso, outra surpresa da abertura do festival, um novo marco para o cinema brasiliense, foi a inauguração da Sala de Cinema Vladimir Carvalho.
A programação está repleta de filmes nacionais, debates e atividades para todos os gostos. Do clássico ao contemporâneo, trazendo filmes para todos os públicos. Eu, Yasmine Evaristo, estarei aqui acompanhando cada momento de celebração do cinema brasileiro e trazendo atualizações para vocês.
Para mais informações sobre o festival acesse o site festcinebrasilia.com.br.
Links da cobertura
[a página será atualizada a medida que os textos da cobertura forem publicados]
- 5 filmes para conhecer o legado de Zezé Motta – leia aqui
- O cinema de Marcelo Gomes [em breve]
- Os passos das mulheres nutrem o solo [em breve]