Belfast
Última atualização: 27/03/2022
Belfast, nova produção autobiográfica de Kenneth Branagh, aborda a vida de uma família tradicional em meio aos conflitos entre católicos e protestantes na Irlanda. Com uma pitada de A Vida é Bela, outra de Roma e um pouco de Jojo Rabbit, o filme, como resultado, é esteticamente belo é cativante.
Branagh poderia ter optado por abordar as questões políticas que envolviam a guerra civil, transformando assim seu filme em uma representação histórica. Mas, escolheu mostrar o cotidiano de uma família, que poderia ser qualquer família que vivia em Belfast na época. A produção se passa nos fins dos anos 1960 e é contada pelo ponto de vista de uma criança. Ma e Pa (Catriona Balfe e Jamie Dornan), seus filhos Buddy (Jude Hill) e Will (Lewis McAskie) e os avós (Judi Dench e Ciarán Hinds), que compõem o núcleo familiar.
Belfast é uma crônica sobre a vida
O diretor está nos contando a sua história, uma em que um pai e uma mãe, uma avó e um avô, crianças, vizinhos e qualquer pessoa que vivia na Belfast dos anos 1960 poderia ter vivido. Podemos perceber isso, por exemplo, na escolha da fotografia em preto e branco. O recurso só não é usado no início e fim, quando vemos um panorama da Belfast atual e quando alguns filmes coloridos são assistidos pelos personagens. Assim sendo, a ausência de cores transpõe a narrativa para o lugar da memória, dos sonhos, dos álbuns de fotografia.
Talvez provavelmente, a cidade se reduzir a apenas um bairro coloque na tela uma peça de teatro. Similarmente, há transições de cena em que podemos nos sentir como alguém que lê em um roteiro a descrição do ambiente em que a sequência se passa.
Em suma, o que Kenneth forma são imagens poéticas. Portanto, tudo ali resgata as influências artísticas que ele teve em sua vida, seja o teatro ou quadrinhos, literatura, TV e o cinema.
Belfast está indicado ao Oscar 2022 nas categorias Filme, Direção, Atriz e Ator Coadjuvante, Roteiro Original e Som.
Direção: Kenneth Branagh
Roteiro: Kenneth Branagh
Edição: Úna Ní Dhonghaíle
Fotografia: Haris Zambarloukos
Design de Produção: Jim Clay
Trilha Sonora: Van Morrison
Elenco: Jude Hill, Lewis McASkie, Caitriona Balfe, Jamie Dornan, Ciarán Hinds, Judi Dench