gavião arqueiro hawkeye disney+ marvel

Gavião Arqueiro

Última atualização: 22/12/2021

Eu não sabia que precisava de um especial de Natal da Marvel até ver Gavião Arqueiro. A série protagonizada por Clint Barton (Jeremy Renner) encarna as festividades de fim de ano não só por se passar na semana do Natal, mas também por compartilhar os mesmos valores com a data. Inspiração. Crescimento. Redenção. Legado. Uma história de família que, sem dúvida, dá mais um passo importante na consolidação de um projeto que acontece de forma lenta, gradual e segura desde Vingadores: Ultimato.

Mas falemos disso daqui a pouco.

Todo mundo é herói de alguém

Gavião Arqueiro constrói sua premissa em cima de uma ideia igualmente simples e rica: ainda que não saibamos, nossas ações têm impacto nos outros. Para o bem, é o que acontece com Kate Bishop (Hailee Steinfield). Inspirada pela bravura de Clint na Batalha de Nova York, cresce querendo ser como o seu Vingador favorito. “Preciso de um arco e flecha”, ela diz à sua mãe Eleanor (Vera Farmiga) no velório de seu pai, morto durante a invasão Chitauri.

gavião arqueiro hawkeye disney+ marvel

Fugindo da dinâmica clichê entre mestre e discípulo em que o primeiro sabe tudo, enquanto o segundo só atrapalha, Kate possui seu próprio valor. Ela é uma excelente arqueira, versada em artes marciais e com um conveniente acesso a informações e tecnologia. Clint, por sua vez – e gosto muito disso -, se mostra uma figura consumida pelos anos de heroísmo, praticamente surdo de um ouvido, assombrado pelo seu passado como Ronin e se sentindo culpado pela morte de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). Alguém que, perseguido pela Máfia, só quer voltar para casa a tempo de passar o Natal com a família.


LEIA TAMBÉM: VIÚVA NEGRA


A relação entre Clint e Kate funciona porque há uma troca entre os dois: nem ela é inútil, nem ele é perfeito. É um caminho do meio, uma transição, uma passagem de bastão (arco?) para a geração futura.

Nesse momento, relembro, e é provável que para a sua surpresa, que o Gavião Arqueiro é um dos dois últimos Vingadores “originais” do MCU: o outro é Thor, prestes (provavelmente, é bom que se diga) a sair de cena para dar lugar a Jane Foster como a nova Deusa do Trovão. Sem alarde, a Marvel renovou seu universo cinematográfico, tomando um novo fôlego rumo a mais duas dezenas de filmes.

Todo mundo é vilão de alguém

Contudo, nem sempre nossas ações inspiram para o bem. Da mesma forma que o Gavião Arqueiro inspirou Kate a buscar o heroísmo, o Ronin inspirou Maya (Alaqua Cox) a buscar vingança. E, se o Natal é época de agradecer pelas graças do ano, certamente Clint está colhendo o que plantou.

É especialmente interessante a forma como Maya e Clint são parecidos, decisão criativa reforçada pela deficiência auditiva dos dois. Ambos são vítimas das circunstâncias e, em algum momento, se viram sem as pessoas mais importantes de suas vidas. E ambos, igualmente, foram consumidos por essa dor.

gavião arqueiro hawkeye disney+ marvel

Mais do que puramente físicos, os embates entre os dois são emocionalmente carregados. Clint claramente entende onde ela está e tenta mais se defender do que atacar, enquanto Maya tenta destruir a fonte de sua dor com todas as forças, na esperança que a dor também seja destruída.

Spoiler da vida: nunca é.

Gavião Arqueiro e os recomeços

Em uma cena, muito parecida com a conclusão de O Resgate do Soldado Ryan (não creio que a semelhança tenha sido por acaso), Clint diz a Natasha que busca, todos os dias, honrar a oportunidade que ela lhe deu de ter uma vida. Entre as cenas de ação e, a bem da verdade, enquanto elas acontecem também, Gavião Arqueiro é uma história sobre fazer as pazes com o passado. Sempre há tempo para redescobrir e mesmo redefinir o nosso propósito. Ainda que tenhamos uma série infindável de decisões que tomamos atrás de nós, todos temos o direito de recomeçar olhando para frente, com o propósito de fazer diferente. Fazer melhor.

gavião arqueiro hawkeye disney+ marvel

E, afinal, não é esse o espírito de Natal?

Gavião Arqueiro está disponível no Disney+.


Ficha Técnica
gavião arqueiro hawkeye disney+ marvel
Hawkeye (2021) – Estados Unidos
Direção: Bert, Bertie, Rhys Thomas
Roteiro: Tanner Bean
Edição: Terel Gibson, Rosanne Tan, Tim Roche
Fotografia: Eric Steelberg, James Whitaker
Design de Produção: Maya Shimoguchi
Trilha Sonora: Christophe Beck, Michael Paraskevas
Elenco: Jeremy Renner, Hailee Steinfield, Tony Dalton, Vera Farmina, Fra Fee, Alaqua Cox, Linda Cardellini

Publicado Por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *