Longa Jornada Noite Adentro | Dossiê Sidney Lumet
Por Carissa Vieira
Última atualização: 26/06/2024
Longa jornada noite adentro (Long day´s journey into night, 1962)
Roteiro: adaptação da peça de Eugene O´Neill
Elenco: Katherine Repburn, Ralph Richardson, Jason Robards
Sidney Lumet adaptou algumas peças de teatro ao longo de sua carreira. E Longa jornada noite adentro traz a adaptação da obra de Eugene O’Neill, que é assumidamente inspirada nos problemas de sua própria família.
Aqui temos os quatro integrantes da família Tyrone em uma grande casa com uma bela vista. Inicialmente cheios de gracejos e carinhos, eles parecem uma família de margarina. Perfeita demais para ser de verdade. Um casal apaixonado mesmo após diversos anos de casamento junto com seus dois filhos, que claramente se dão extremamente bem. Só que, enquanto as horas passam, as máscaras vão caindo. E, se em um primeiro momento todos parecem amorosos e felizes, aos poucos vamos vendo que na verdade cada um ali está cheio de mágoas e ressentimentos acumulados por anos. E ninguém sabe se é possível deixar o passado de lado e seguir um futuro sem tanta raiva.
James é um ator que outrora fez muito sucesso. Apesar do dinheiro que ganhou, é mesquinho, e sua forma de agir magoa os outros membros da família. Ele deseja que seu filho mais velho, Jamie, siga seus passos profissionais, e que isso o ajude a largar o alcoolismo.
Já Mary, sua esposa, é uma viciada em morfina e foi internada algumas vezes. Finge que não percebe a tuberculose do filho mais novo, Edmund, enquanto tenta ludibriar a família de que largou o vício.
Cada personagem tem seus próprios problemas e suas razões para chegar no ponto da vida que está, só que sua falha atinge os outros integrantes da família. E tudo vai se tornando uma bola de neve.
Longa Jornada Noite Adentro é um desses filmes que expõem a vida de aparência das pessoas ricas. Aqui temos uma família completamente disfuncional, mas que tenta o tempo inteiro parecer o contrário. É uma obra densa, que, diferente de muitas adaptações do teatro para as telas, não soa como teatro filmado. E também não tenta a todo custo provar que é cinema.
Apesar do longo texto praticamente contínuo, que contém pausas bem pontuais para demonstrar os sentimentos dos personagens, o longa funciona muito bem. As escolhas de movimentação de câmera e enquadramentos servem ao texto e aos personagens. E as falas sempre possuem um propósito. São bem colocadas e agem feito uma faca pronta a ferir, seja um membro da família ou até o público.
O elenco é maravilhoso! Cada ator trazendo as características necessárias aos seus personagens, mas é Katherine Hepburn que rouba a cena. Sua Mary é uma mulher que sofre por muitas coisas, o vício sendo a fuga de tanta dor. É a solidão e decepção do casamento, a doença do filho, a misoginia que sofre de todos os integrantes da família. Sua personagem traz uma mistura de mágoa visceral com uma fragilidade que comove.
Longa Jornada Noite Adentro é uma peregrinação fascinante do público junto a essa família, em uma rota onde o mundo exterior pouco importa, apenas a amargura patente da família Tyrone. É como se os quatro personagens estivessem presos dentro daquele universo, e apenas eles existissem. Apenas a família e o doloroso laço de sangue fizesse diferença.
É um filme que traz muito sobre morte, mas, no fundo, fala mais do que da possibilidade individual da nossa finitude. Traz uma ideia burguesa de que, no mais profundo daqueles personagens, o que eles temem é a morte da família. E Sidney Lumet retrata isso de uma maneira que acaba sendo fascinante de acompanhar.
Encontre os demais textos do Dossiê Sidney Lumet em nosso editorial.
Carissa Vieira é formada em Cinema e Audiovisual pela UFPE e atua como roteirista em diversas mídias audiovisuais. Ministra cursos de roteiro e narrativas antirracistas, além consultoria em projetos voltados para cinema e internet, com foco na construção de personagens mulheres e de negros. Também produz conteúdo voltado para gênero e raça dentro do horror em diversas mídias digitais. Acompanhe o trabalho de Carissa no YouTube e/ou Instagram.