O Peso de um Passado dossiê sidney lumet

O Peso de um Passado | Dossiê Sidney Lumet

P}or Vinícius Dias
Última atualização: 22/06/2024

O Peso de Um Passado (Running on Empty, 1988)

Roteiro: Naomi Foner

Elenco: Christine Lahti, River Phoenix, Judd Hirsch, Martha Plimpton, L. M. Kit Carson, Steven Hill, Augusta Dabney, Jonas Abry

River Phoenix foi uma das maiores revelações da década de 80 em Hollywood. Ficando mais conhecido por suas atuações em filmes como Conta Comigo, de 1986, e Garotos de Programa, de 1991, o drama O Peso de um Passado, dirigido pelo gênio Sidney Lumet (de 12 Homens e Uma Sentença, Um Dia de Cão e Network – Rede de Mentiras), marcou a carreira do jovem (com 18 anos na época) por representar uma transição de Phoenix para personagens mais adultos e desafiadores.

Nesse filme, o ator não só prova o quão talentoso e promissor era, mas também todo o seu potencial. Seu trabalho foi reconhecido com uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Caso sua trajetória de vida não tivesse sido tão curta (o jovem faleceu vítima de uma overdose aos 23 anos de idade), ele teria se tornado um dos maiores nomes de sua geração.

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O Peso de um Passado acompanha o casal Annie Pope (Christine Lahti) e Arthur Pope (Judd Hirsch). Os dois são fugitivos do FBI há quinze anos após terem explodido um laboratório de napalm nos anos 70 em protesto à Guerra Vietnã. Entretanto, o ato cegou e paralisou acidentalmente um zelador que não deveria estar lá no momento da explosão. Junto de seus filhos Danny (River Phoenix) e Harry (Jonas Abry) e auxiliados por uma rede secreta de apoiadores, a família está constantemente mudando de cidade e de identidade ao menor sinal de proximidade das autoridades.

Contudo, após se estabelecerem no subúrbio de Nova Jersey, Danny começa a questionar sua realidade ao se apaixonar pela jovem Lorna (Martha Plimpton) e ter seu talento para a música reconhecido pelo professor da escola local. Esse fato poderá levá-lo à universidade e, consequentemente, para longe da família. Personagem de River Phoenix mostrando seu talento para a música em O Peso de um Passado.

Bem como seu próprio título no Brasil diz, o filme é sobre gerações do presente carregando o fardo das gerações passadas. E, especificamente aqui, a dos anos 80 tendo que lidar com as consequências das ações da geração dos anos 60/70 moldada pelo clima político dos EUA na época. Mas, aqui, não se faz juízo de valor entre o certo e o errado. O que Lumet escolhe é mostrar que toda ação no passado gera uma consequência no futuro. E quem mais pode sofrer com isso é justamente aquele ou aquela que não teve relação alguma com a situação. Isso serve tanto no microcosmo familiar, quanto no macro como sociedade. 

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O Peso de um Passado pode ser definido como um drama familiar, mas também como um coming of age. E, justamente por isso, que há espaço para River Phoenix brilhar em seu papel. Em um momento da vida em que a personalidade toma forma, assim como a necessidade de independência surge, e o despertar amoroso/sexual aflora, Danny é apresentado como um jovem completamente dividido entre seu futuro e sua família. Sempre discreto, o personagem só consegue ser verdadeiro se escondendo no meio de árvores e arbustos com Lorna. Afinal, quem é ele de verdade? De acordo com o próprio, um mentiroso. Esse conflito irá permear todo o arco do protagonista. O personagem de River Phoenix, Danny, dividindo a tela com a personagem de Martha Plimpton, Lorna. 

Seus questionamentos em relação àquela realidade são naturais. Ele quer ser independente, formar a própria personalidade, ter segurança. E se apaixonar por Lorna é o seu contato com a estabilidade. Mas, o preço é alto. Isso pode colocar seus pais em perigo, e, ademais, a culpa por romper com aquele grupo outrora tão unido, para o personagem, é algo doloroso demais. 

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No entanto, sua mãe Annie entende isso. E ao fazê-lo, também sofre com a chance de que talvez nunca mais veja o filho. Ao mesmo tempo, compreende que ele precisa seguir o próprio caminho, fazer as próprias escolhas e viver a própria verdade após tantos anos de mentiras. Para tal, ela vai tomar uma difícil decisão que fará com que a personagem encare seus erros e pessoas que abriu mão no passado. Na obra‍, ninguém está isento de sacrifícios. A mãe de Danny, Annie, em uma cena chave para a trama. 

Já seu pai reflete o futuro da relação de Danny com a família caso ele decida seguir seu próprio caminho. No passado, Arthur teve que abandonar seus familiares, mantendo contato através de raros e breves encontros ao longo do tempo. 

Em certo momento do filme, após receber a notícia da morte de sua mãe um mês depois de ocorrida, ele desaba e se entrega ao sofrimento por alguns minutos. Sua dor e culpa são consequências diretas das escolhas que fez em nome do que acreditava. Sendo assim, é compreensível o personagem resistir à ideia da independência de seu filho. Tanto pelo sacrifício que será nunca mais vê-lo, quanto por não querer que Danny sofra como ele por ter abandonado seus pais no passado, não podendo nem se despedir de sua mãe antes dela falecer. Annie, Arthur e Harry juntos em uma caminhonete. 

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No fim, são esses personagens complexos, com seus fardos, suas mentiras e seus dilemas humanos que fazem de O Peso de um Passado um filme tão íntimo e poderoso. É mais uma obra excelente dentro da já excepcional filmografia de Sidney Lumet. Certamente um dos mais habilidosos diretores no que se refere a conseguir retratar a humanidade de forma tão honesta e realista. Além disso, é uma prova da maturidade e talento inegáveis de River Phoenix em uma atuação profundamente humana, vulnerável e sensível. 

O filme merece, sem dúvidas, mais reconhecimento e lembrança. 

Encontre os demais textos do Dossiê Sidney Lumet em nosso editorial.

Vinicius Dias, carioca graduado em Relações Internacionais, não sabe muito bem quando começou a sua paixão pela Sétima Arte, mas lembra de ter visto Tarzan (1999) no cinema três vezes e de ter sua fita dupla de Titanic (1997) confiscada pela sua mãe por assistir ao filme mais vezes do que deveria. Não gosta de chocolate, café e Coca-Cola, mas é apaixonado por Madonna, Kylie Minogue e Stanley Kubrick.

Publicado originalmente em <https://www.clubedapoltrona.com.br/2020/10/27/o-peso-de-um-passado-1988/>

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