5 livros de Stephen King para o Halloween
Última atualização: 31/10/2021
Não há lugar mais assustador do que nossa própria imaginação. Talvez por isso livros de terror, quando bem escritos, grudem tanto. E, nesse sentido, poucos têm a capacidade de Stephen King para perturbar a nossa cabeça.
Embora seja uma figura ativa e conhecida do grande público, com dezenas de obras adaptadas, é provável que você não conheça tudo o que o autor do Maine já escreveu. Ou mesmo que não conheça nada.
Seja como for, aproveite o Dia das Bruxas para atualizar suas leituras com nossa lista de livros escritos por Stephen King. Em algum deles, você vai encontrar o que procura. Mas esteja avisado: nem sempre nós deveríamos achar o que procuramos, principalmente quando entramos no reino do terror.
À Espera de um Milagre (1996)
Stephen King é capaz de balancear sentimentos opostos com maestria. Como resultado, a conclusão desta história, eternizada no cinema por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, destrói e perturba. Como o bem absoluto foi parar no corredor da morte? Por que a história está indo para este lado? Ninguém vai fazer nada?
Mas, praticamente sem dúvida, digo que um pensamento passa por quem termina a leitura. “Meu Deus, este destino é pior do que a morte”.
Joyland (2013)
Um livro ideal para quem nunca leu Stephen King e quer ter um gostinho antes de mergulhar em obras maiores. Em cerca de 250 páginas, acompanhamos como um jovem, Devin Jones, ao mesmo tempo, lida com sua primeira frustração amorosa e desabrocha para a vida adulta.
Além disso, é claro, ele também enfrenta uma assombração em um parque de diversões na Carolina do Norte. Mas acredite: a trama sobrenatural nem é o mais importante neste belo livro de amadurecimento.
O Iluminado (1977)
Junto de Carrie, a estranha, esta deve ser a obra mais famosa de Stephen King. Mas, mesmo que você já tenha visto uma das suas adaptações, a leitura é indispensável. Principalmente, porque a visão de King nunca foi exatamente “traduzida” para o audiovisual.
O principal traço do seu trabalho, as linhas de pensamento de seus personagens, não funciona tão bem quando há o recurso da imagem. E ler Jack Torrance gradualmente perdendo a sanidade é uma experiência em si.
Tripulação de Esqueletos (1985)
Coletânea de contos, Tripulação de Esqueletos abre com O Nevoeiro, um dos trabalhos mais marcantes da carreira de Stephen King. Além disso, há uma variedade de temas e estilos que vai garantir boas noites em claro, como por exemplo “A Excursão”, que trata de um teletransporte que dá muito errado, e “Paranoico: Um Canto”, poema que representa a vida de um esquizofrênico. Sobre este poema, dois versos me marcaram para sempre: “Eles estão fazendo laxantes que viciam / e supositórios que queimam”.
Um homem que não pode tratar sua prisão de ventre está, de fato, condenado à loucura.
Novembro de 63 (2011)
Um professor de alfabetização para adultos que, a pedido do dono da lanchonete da esquina, que tem um portal para 1958 na sua despensa, viaja no tempo para impedir o assassinato do presidente Kennedy.
Novembro de 63 reúne tudo o que faz Stephen King ser quem é. Uma protagonista sem nenhuma habilidade excepcional diante de uma situação absolutamente excepcional, precisando se virar para superar cada desafio. Contudo, pessoas são pessoas, e a vida acontece. Um homem que se sentia deslocado no próprio tempo se acha no passado, descobre o sentido da vida e vive o seu grande amor.
Até que tudo dá errado, da pior forma possível. Bons sonhos.
1 comentário em “5 livros de Stephen King para o Halloween”