Cinema sono fantaspoa 2022

Cinema do Sono e outros filmes | Fantaspoa 2022

Última atualização: 26/04/2022

A 18ª edição do  Fantaspoa acontece neste ano em formato híbrido. As sessões presencial começaram no dia 15 de abril e as virtuais em 22 de abril de 2022. O festival acontece até 1° de maio, em ambos os formatos. Por aqui, acompanharemos a programação virtual,  disponível gratuitamente na Darkflix e Würlak.

Seguem as impressões dos primeiros filmes assistidos.

Suspense e fantasia para falar sobre os anseios da questão migratória

A imigração sendo discutida em um filme metalinguístico com elementos de tensão por meio da claustrofobia e da inconsistência da realidade. Defini assim Cinema do Sono, do diretor canadense Jeffrey St. Jules, um thriller psicológico que nos desnorteia tanto quanto desnorteia o protagonista do filme. Anthony (Dayo Ade) traça planos de levar sua família da Nigéria para os Estados Unidos, local em que ele se encontra no momento.  Entretanto, vê seu plano ser ameaçado com a chegada da misteriosa Abrihet (Genetesh Berhe).

cinema of sleep fantaspoa 2022
Dayo Ade em Cinema do Sono, de Jeffrey St. Jules

O filme capta nossa atenção logo em sua sequência inicial, na qual Anthony assiste a um filme no cinema em que ele é o protagonista e acorda ao lado do corpo ensanguentado de uma mulher. Sem tempo para pensar,  tentando provar sua inocência enquanto é abordado por dois policiais, ele dialoga com a tela e acorda desse estranho sonho. Acordado, o homem percebe que há um corpo morto em sua cama e, em seguida, ouve batidas na porta e descobre que do outro lado estão os policiais do sonho. Além disso, o refugiado precisa lidar com ligações de seus familiares, que também correm riscos do outro lado do oceano.

Isolamento e estranhamento

Falar de Cinema do Sono é complexo, pois qualquer informação pode se tornar um spoiler, afinal, o filme se constrói na miríade de questões do presente, do passado e de sonhos e sugestões, que rodam o protagonista e definem o curso de sua vida. A narrativa é inteligente, envolvente, e o par principal carismático e consistente em suas interpretações. Ademais, a locação, um quarto de hotel, além da fotografia em preto e branco, deixam a ambientação com ares hitchcockianos pela tensão e lynchinianos pelo estranhamento.

Os demais personagens, policiais e vizinho de quarto, deixam a desejar trazendo em si certo exagero. Entretanto, tal característica referencia filmes citados por Anthony, como CasablancaO Falcão Maltês. Mas, em hipótese nenhuma, tais personagens tiram o brilho de um filme bem feito, que transita com facilidade entre o thriller, o drama e a fantasia.

Céu vermelho cinema sono fantaspoa 2022
Céu Vermelho (Gigantes de Metal), de Marcelo Leguiza

Tão confuso quanto a própria personagem

De maneira semelhante a Cinema do Sono, o argentino  Céu Vermelho (Gigantes de Metal) se ambienta em meio a realidades  e devaneios. Bianca (Gabi Valenti), esquizofrênica e dependente de remédios, é sequestrada por uma seita. Após seu resgate, como maneira de lidar com o trauma vivido, a mulher se refugia em suas medicações.  Mas os remédios parecem não fazer efeito, transformando-a em uma pessoa insone e mais instável do que já era.

O filme se alonga demais nas paranoias vividas pela mulher, mostrando seus devaneios lisergicos e interações com um fantasma. Principalmente por demorar a atingir a parte mais interessante do filme, sua mutação em barata, em que um efeito visual e maquiagem entregam o delicioso asco da pele se descolando do corpo.

Afterlife cinema sono fantaspoa 2022
Afterlife, de Daniel Butler

Curtos, mas divertidos

Todo ano, alguns curtas de destacam por serem breves, com até 15 minutos de duração, e ao mesmo tempo entregarem diversão em meio a loucuras fantásticas. Dois que seguem esse exemplo são Alien Dick, de Ryan KrugerAfterlife, de Daniel Butler.

No primeiro, sem diálogos, um vigilante enfrenta um pênis alienígena que foge de uma instalação de segurança em que ele está guardado. Em seis inatos, o que vemos é uma luta de um homem com um dildo roxo que o ataca das maneiras mais sexuais possíveis. O famoso filme ‘quinta série’ para te fazer rir, sem culpa, de bobagens sem sentido.

Já o segundo conta a história de um homem que vira vampiro e lida com a solidão do pós-mortevida. O divertido é observar como o vampiro não sabe lidar com a liberdade esperada e opta por resgatar a sua antiga vida.

Salve o Longa História na sua barra de favoritos: nossa cobertura do Fantaspoa 2022 volta a qualquer momento!

Publicado Por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *