Vai e Vem | Olhar de Cinema
Última atualização: 04/05/2022
A 11ª edição do Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba começou na quarta (01) com a exibição de Vai e Vem. A produção em longa metragem acompanha a troca de vídeo-cartas das amigas Fernanda Pessoa e Chica Barbosa durante a pandemia, no ano de 2020.
As duas amigas decidiram se comunicar por meio das vídeo-cartas, cada uma inspirada por alguma cineasta experimental. Suas trocas se entrecruzam e se sobrepõem em casas, países e relações diferentes, mas muito semelhantes. É assim que questões coletivas se mostram maiores que as individualidades no momento de ansiedade, confusão e desesperança em que a humanidade se encontra(va).
O diálogo acontece como constantes desabafos e encontros íntimos de duas mentes que, antes de mais nada, se entendem e têm anseios parecidos. Anseios e duvidas, bem como ações e paralisações. As cineastas de Vai e Vem, Fernanda e Chiva, são mulheres com a mente e o corpo em polvorosa, questionando a sociedade e cultura enquanto corpos femininos latinos que vivenciam a subalternidade imposta pela prática colonialista.
Suas latinidades, de peles mais claras, se fundem a outras corpos, de mulheres negras, trans e idosas, sempre latinas, sempre descendendo, assim como elas, de uma rede estrangeira com histórica resistência e resiliência às consequências de séculos de patriarcado, racismo e xenofobia.
O resultado que vemos na tela é, acima de tudo, a partilha sensível das experiências em meio à pandemia, uma em Los Angeles e a outra em São Paulo, afetos materializados em imagens.
Para além do vai e vem
O Olhar de Cinema acontece entre os dias 1° e 9 de junho, na cidade de Curitiba. Para acessar a programação completa, clique neste link.
Direção: Fernanda Pessoa, Chica Barbosa
Roteiro: Fernanda Pessoa, Chica Barbosa
Edição: Fernanda Pessoa, Chica Barbosa
Fotografia: Fernanda Pessoa, Chica Barbosa
Produção: Jéssica Luz
Som: Tiago Pessoa, Fernanda Pessoa, Chica Barbosa
Elenco: Fernanda Pessoa, Chica Barbosa
1 comentário em “Vai e Vem | Olhar de Cinema”