netgalley

Você conhece o NetGalley?

Última atualização: 20/08/2021

Imaginem um site no qual editoras e autores publicam seus materiais inéditos para apreciação dos leitores em troca de feedbacks. Pois ele existe e se chama NetGalley.

Criada em 2008, com o intuito de distribuir as provas de livros não lançados, a plataforma é direcionada para profissionais de livro. O objetivo é que eles leiam os títulos antes do lançamento e deem feedback para as editoras do que acharam de suas produções.

Apenas grandes editoras são encontradas lá?

Muito pelo contrário! Conseguimos encontrar na lista do site não apenas grandes grupos da edição, como também editoras e autores independentes.

Netgalley
Screenshot da página inicial NetGalley (17 de agosto de 2021)

É difícil de cadastrar?

O cadastro é fácil e rápido, permitindo que o leitor tenha acesso a materiais de outros países. Mas atenção: algumas editoras só disponibilizam seus títulos para pessoas que tenham influência no nicho dos livros. Entretanto, não significa que você precisa ter um blog ou ser um booktuber. Professores, bibliotecários e estudantes também são bem-vindos. Além disso, há sempre editoras que têm seus títulos disponíveis sem a necessidade de uma aprovação prévia, basta você procurar.

Onde ler?

Algumas editoras irão avaliar seu cadastro e adicionar o leitor a uma “lista”, que direcionará o título para um Kindle ou Kobo cadastrado.

Entretanto, na maioria das vezes, a leitura é feita pelo aplicativo do site, o NetGalley Shelf, disponível tanto para Android quanto para iOS. Pode também acontecer do volume estar em extensão .acsm (Adobe Content Server Message), o que permite a leitura apenas em aplicativos como o Adobe Digital Editions.

Mas por que tanta dificuldade em acessar os livros?

Essa “dificuldade” é mais uma garantia para os autores e editores. Algumas editoras e grupos editoriais optam por essa aprovação, garantindo que seu livro seja lido por um grupo seleto, mas também evitando a pirataria.

De maneira semelhante, alguns autores também fazem isso. Não apenas pelo risco de seu livro “vazar”, mas também para terem tempo de corrigirem falhas observadas pelos leitores. O objetivo do espaço é divulgar, mas também tornar a experiência da leitura mais agradável a todos.

Screenshot NetGalley
Screenshot da página inicial NetGalley (17 de agosto de 2021)

E as editoras brasileiras? 

Atualmente, a única editora brasileira com perfil na NetGalley é o grupo Companhia das Letras, que disponibiliza mensalmente entre quatro e cinco títulos.

Fora isso, as demais publicações são norte-americanas, inglesas, francesas e espanholas, sendo a maioria em língua inglesa.

Quais outras vantagens? 

Uma das vantagens é poder influenciar o mercado editorial a partir de sua opinião. Ao pedir um livro, o site apresenta quatro opções para você falar o porquê de seu interesse: capa, autor, sinopse ou se conhecia o livro previamente. Isso é feito para a editora saber o que atrai o seu leitor.

Em segundo lugar, as editoras cadastradas têm páginas próprias. Logo, nelas encontramos informações sobre o lançamento dos livros, lives e demais eventos de divulgação daquele título ou de futuras obras dos autores.

Em suma, a plataforma traz muitas vantagens para quem quer conhecer a literatura. Ou até mesmo para quem quer passar na frente de todo mundo e provar uma leitura antecipadamente. 

Clique aqui para acessar a plataforma e descobrir um mundo de títulos. 

Publicado Por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *